IMG_1723

Acho fundamental saber de quem você está comprando, este na foto com a coleção da Mariah Carey, sou eu, Mesley Jefferson, paraibano, 32 anos, alguns discos e muitos sonhos… A história da loja se confunde com minha, já que tenho estado envolvido com venda de discos na internet desde os meus 18 anos. O que é a Replay hoje já foi o sonho desse adolescente que amava música e queria estar envolvido com isso de alguma forma. É mais de uma década de história para se resumir em algumas linhas, mas desde já agradeço pelo tempo dedicado a conhecer alguns dos acontecimentos que envolveram a criação deste projeto em fevereiro de 2008… Você também faz parte dessa história.

Mariah Vendas

Estamos em fevereiro de 2008, no auge do meu fanatismo colecionando até foto de revistas de música, afinal, o fã que não colecionou fotos, não viveu os anos 2000. Sem contar no monte de disco de mp3 das músicas baixadas nos sites fontes de vírus que sempre me mantinham madrugadas acordado em plena internet discada. Nessa época entre um download e outro comecei a entrar em salas para aprender inglês para saber cantas as músicas direitinho,  foi numa dessas salas de intercâmbio linguistico que conheci uma garota na china que mais tarde vinha a se tornar uma das primeiras fornecedoras da loja (longa história), Depois de muita conversa e um vínculo de confiança e amizade criado, ela se disponibilizou a enviar álbuns importados para o Brasil e foi aí que nasceu o Mariah Vendas (2008-2011) onde eu comprava os discos para minha coleção pessoal e comprava repetido para o dinheiro da venda pagar o que gastei no meu CD… Paralelo a isso, numa comunidade do falecido Orkut, revendia os álbuns importados repetidos que trazia além do catálogo de dvd’s fan-made que criava com coletâneas de shows e apresentações legendadas pra os fãs da Mariah.

(Capas dos dvds que criei durante o periodo do Mariah Vendas).

Quando migrei para o facebook, o Mariah Vendas passou a se chamar MJ vendas (2011-2013), Sigla do meu nome porque nessa época já não vendia só produtos da Mariah, porém para um colecionador de discos, muitos achavam que fazia referência ao Michael Jackson. como Mj Vendas foquei apenas em importação e deixei de produzir os dvds para os fãs.

Using a pencil to fix and rewind the cassette tape. : r/nostalgia

Origem do nome Replay Imports

Quando as coisas começaram a acontecer, passei buscar um nome que tivesse algo a ver com música, mas ao mesmo tempo alguma referência pessoal e depois de quebrar a cabeça pensando, lembrei do gesto que meu irmão mais velho costumava fazer com as fitas cassete dele; voltando com um lápis de um lado para o outro e ali eu entendi, é isso! Replay… Foi quando associei o conceito de que a música era sobre  nos transportar de volta a um lugar, um tempo e os discos a representação física dessas memórias. E como é bom fazer sentido na história de alguém, a Replay é esse vinculo entre o colecionador e sua história e sinto um verdadeiro propósito quando alguém chega me contando a sua história enquanto colecionador, foi daí em 1º de novembro de 2013 que nasceu oficialmente a Replay Imports.

11 anos trabalhando com importações, ajudando nas coleções dos fãs brasileiros, já tinha certeza de que queria estar envolvido com música pois aquilo sempre me acompanhou desde adolescente, mas agora estava na hora de dar um passo a mais, minha vida pessoal pedia novos desafios e a Replay pedia pacotes que chegassem mais rápidos que no interior da Paraíba. Conheci São Paulo em 2017 e me apaixonei pela cidade, após muito planejamento, tentativa e um misto entre falta de noção e coragem, assumi o risco de mudar para cá em março de 2019 e sabe qual foi a primeira coisa que eu fiz? uma festa! juntei alguns colecionadores da loja e todos nos conhecemos naquela tarde, ficamos curtindo a música, a bebida e interagindo durante todo o dia, aquilo tudo tinha um significado especial para mim, estava celebrando essa caminhada com aqueles “desconhecidos” que nunca foram tão próximos a mim, afinal tenho alguns colecionadores/amigos que compram comigo desde a época do orkut, acredita? e apesar de poucos saberem da minha história como fã e colecionador, todos compartilham desses momentos e estavam representados em cada convidado daquela reunião…

Após um ano morando em SP chega o corona vírus, porém as encomendas já estavam sendo afetadas desde o início daquele ano onde a china começava a agonizar com a epidemia local, eu não podia parar, não seria justo com todos que confiam na loja, então entrei de “férias forçadas” e a pandemia chegou no Brasil e o resto a gente já sabe, o dólar disparou e aquele momento tornou tudo inviável, ainda estamos atravessando esse período de certa forma, não esqueço das inúmeras vezes em que pensei em desistir, meu companheiro me disse algo que em meio as minhas crises pessoais e falta de perspectiva me fez refletir a respeito de tudo, ele disse:  “A replay é você” afinal,  eu estava desistindo do trabalho? como se isso tem me acompanhado durante toda a vida adulta, naquele ponto desistir não era mais uma opção e como minha música favorita diz, “apenas você pode fazer acontecer”, comecei a trabalhar no projeto do novo site da loja.

“ A criança que eu fui um dia, mora dentro desse adulto que me tornei”.

“Seja um incentivador de pessoas, o mundo já tem críticos demais” – Espero que possa influenciar positivamente de alguma forma, sejam empreendedores ou simplesmente aqueles que amam alguma coisa, mas tem medo de investir no que acredita e quando falo em investimento, não toco apenas no ponto financeiro, mas falo sobre tempo e dedicação, se doar. Quem me conhece sabe que eu sempre amei música e essa foi a forma que encontrei de trabalhar com o que amo fazendo algo que gosto e mais importante, sentir orgulho do que faço. Me sinto inspirado e feliz ao receber o apoio de vocês, agradeço a confiança que depositam em mim. Nem todo dia é dia de glória. Mas, é todo esse suporte que me dá motivação para sair da cama todos os dias e o que me incentiva a fazer um espaço legal para toda essa comunidade de colecionadores que chamo de Replayers! O caminho até aqui não foi fácil, mas optei por focar nos frutos dessa dedicação e persistência, não há receita ou segredo de sucesso que não venha por buscar satisfação fazendo o que gosta, sei que muitos não tem essa oportunidade e por isso sou grato, pois vocês vivem dizendo que eu realizo o sonho de vocês, ajudando a completar suas coleções. Quando na verdade eu quem agradeço por permitirem que eu viva meu sonho. Obrigado Replayers!

A gente não começa a colecionar e de repente ganha um manual de como ser dono de uma loja virtual para colecionadores, são anos de aprendizado diário, os erros e os ajustes são constantes e me esforço para melhorar no atendimento e no processo de logística, pois às vezes é muita demanda para dar conta de uma vez, mas procuro fazer com honestidade e empenho para trazer um serviço que eu enquanto colecionador gostaria de receber, do design desse site, a logística presentes no atendimento ou nos detalhes de embalagem tudo tem sido pensado e adaptado para tornar uma ótima experiência para o colecionador. Ter vocês aqui me apoiando me inspira e motiva a sempre buscar melhorar no que for possível, pelas mensagens de apoio de vocês essa parceria tem dado certo, por isso mesmo em tempos de crise, me recusei a fechar a loja, sou grato por cada colecionador que deposita em mim a confiança de colaborar na sua coleção, vamos continuar a escrever juntos essa história. “Faça o que ama e fará isso para toda a vida”.